Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) convoca uma bolsa em parceria com a Universidade de Coimbra (UC) para realizar uma estadia de investigação, no âmbito da Língua Portuguesa ou das Literatura e Culturas lusófonas, durante o ano 2017. A bolsa tem o objetivo de incentivar os estudos lusófonos e são destinadas a jovens investigadores/as de Universidades da Ásia Oriental que desejem fazer uma estadia de investigação na Universidade de Coimbra. O prazo de inscrição termina no dia 31 de dezembro de 2016.



Programa de bolsas Universidade de Coimbra ― Associação Internacional de Lusitanistas para jovens investigadores/as da Ásia Oriental

Este programa oferece uma bolsa  no valor total de 5.000€ a pesquisadores/as procedentes de Universidades sediadas na Ásia Oriental (China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Macau, Mongólia e Taiwan) que queiram realizar uma instância de investigação na Universidade de Coimbra (UC). Os/as candidatos/as precisam estar vinculados a uma instituição de ensino superior sediada na Ásia Oriental e ter menos de 40 anos. A estadia de investigação deve ser feita sob a orientação de uma pessoa sócia da AIL.

Documentação necessária:

  1. Proposta de trabalho (máximo três páginas). Nesta proposta devem constar as razões pelas quais a pessoa se candidata e a justificativa da necessidade da realização da investigação face às condições oferecidas. Deve, ainda, descrever as atividades, seus objetivos e metas, indicando a metodologia aplicada e explicitando a sua relevância científica. De maneira opcional, poderão ser indicados os eventuais espaços de publicação dos resultados.
  2. Documentos exigidos na ficha de inscrição.
  3. Prova (diploma ou declaração assinada por uma pessoa ou instituição com habilitação específica) de ter, pelo menos, um nível de competência em língua portuguesa suficiente para desenvolver a pesquisa proposta (o B.I. ou o passaporte de um país de língua oficial portuguesa será considerado como prova da competência linguística em língua portuguesa da pessoa candidata).
  4. Carta de um/a orientador/a (doutor/a), associado/a à AIL, em que se comprometa a orientar a pesquisa.
  5. Um breve curriculum do/a orientador/a (máximo duas páginas), focado no assunto da investigação objeto da orientação.
  6. Uma declaração de compromisso de aceitação e cumprimento das condições da convocatória.


As candidaturas devem ser enviadas através do formulário disponível na página http://www.lusitanistasail.info até às 24.00h (horário de Portugal continental) do dia 31 de dezembro de 2016.


China | Coreia do Norte | Coreia do Sul | Hong Kong | Japão | Macau | Mongólia | Taiwan


Editais completos, formulários de inscrição e mais informações na página http://www.lusitanistasail.info.

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Convocatória Bolsa UC-AIL.pdf)Convocatória Bolsa UC-AIL.pdf961 kB89 Downloads