Já está disponível o programa do XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que decorre entre os dias 23 e 28 de julho no Instituto Politécnico de Macau - IPM.

O encontro reúne académicos de renome de 14 países e mais de 80 instituições, que apresentarão as novidades na cultura e na investigação em e de língua portuguesa nas 44 sessões de trabalho e nas 6 sessões plenárias a ter lugar durante o evento.

Na Sessão solene de abertura intervêm Alexis Tam (Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM), Roberto Vecchi (Presidente da AIL), Lei Heong Iok (Presidente do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e Carlos Ascenso André (Responsável da Comissão Executiva do XII Congresso da AIL). Será ofertado aos congressistas um livro sobre o escultor chinês Wu Weishan.

Na segunda sessão plenária, coordenada por Claudia Pazos Alonso (Universidade de Oxford - 1º Vice-Presidente da AIL), Elias J. Torres Feijó (Universidade de Santiago de Compostela - 2º Vice-Presidente da AIL) proferirá a conferência «Narrativa(s) e comunidade(s). Para uma investigação consiliente, transdisciplinar e social».

Já no segundo dia de trabalhos, haverá a Sessão Plenária «Divulgar a Língua Portuguesa e as suas Culturas», coordenada por Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha) em que será apresentada a Plataforma 9 e a nova série da Veredas, a revista da AIL. Intervêm nessa sessão: Rui Vieira Nery (Fundação Calouste Gulbenkian), Roberto Samartim (Universidade da Corunha - Editor da Plataforma9) e Elias J. Feijó Torres e Regina Dalcastagnè (Universidade de Brasília - Diretora da Veredas).

No dia 26 haverá a Sessão Plenária «O português no mundo», coordenada por Rui Vieira Nery, e com a participação de Ana Paula Laborinho (Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua), Benvinda da Rosa Lemos Oliveira (Universidade Nacional de Timor Lorosa'e) e Carlos Ascenso André (IPM).

Outro dos destaques da programação é a Mesa dos Escritores, na quinta-feira, dia 27, com a participação de Ana Miranda (Brasil), João Paulo Borges Coelho (Moçambique) e Carlos Morais José (Portugal / Macau). A mesa será coordenada pelo Presidente honorário da AIL, Helder Macedo (King's College London).

Na sexta-feira, dia 28, terá lugar a conferência de encerramento «As Humanidades como “inutensílios”: aceleração - intervalo - interpretação», por Isabel Pires de Lima (Universidade do Porto).

O programa em linha está acessível em: https://www.conftool.net/congresso-ail-2017/sessions.php

Confira em anexo a versão do programa em PDF.

 

XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Macau 2017 – onde as culturas se encontram
23 a 29 de julho de 2017

Terceira Circular

Desde 1 de julho de 2016, estão abertas as inscrições para o XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que se realizará em Macau (China), no Instituto Politécnico de Macau (IPM), de 23 a 29 de julho de 2017, sob a responsabilidade do mesmo IPM.

Esta terceira circular tem como objetivo fornecer informações mais pormenorizadas para participar no XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Igualmente serão passadas em revista algumas informações úteis já publicadas na 2ª circular.

Concluído o processo de avaliação das candidaturas submetidas ao programa da Bolsa da UC-AIL para jovens investigadores/as da Ásia Oriental (East Asia) 2016 o resultado é o que se segue:

Beneficiária da bolsa da AIL para jovens investigadores/as:

Dra. Hong Yao (Universidade de Estudos Internacionais de Xangai)
Título da proposta: «Reflexão sobre a identidade cultural de Portugal e China, a partir da leitura da lírica de Camões e da poesia da China antiga».

Primeiro suplente:

Dr. Xiang Zhang (Universidade Jiaotong de Lanzhou)
«Ensino de Português como Língua Segunda e de Acolhimento para Imigrantes Chineses em Portugal:Interações e Construção de Identidade em Sala de Aula».

A comissão considerou que todas as propostas apresentaram excelente qualidade. De entre essas, destacou-se a propostas encaminhada pela Dra. Hong Yao, que somou, 82 pontos. Em segundo lugar, a Comissão indicou o candidato Dr. Xiang Zhang que somou 78 pontos.

Integraram a Comissão de avaliação da Bolsa da AIL 2016 os/as seguintes professores/as doutores/as:

• José Augusto Bernardes (Universidade de Coimbra)
• Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha)
• Vincenzo Russo (Universidade de Milão)

O Presidente da AIL, o professor da Universidade de Bolonha Roberto Vecchi, fala numa entrevista feita por escrito para o Encarte Camões no JL sobre a preparação do XII Congresso da AIL.

Encarte Camões no JL nº 239 - 1 de fevereiro de 2017

Suplemento da edição nº 1209
1 a 14 de fevereiro de 2017
JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias

Ler versão integral no site do Instituto Camões:

http://www.instituto-camoes.pt/sobre/publicacoes/jornal-de-letras/15937-encarte-jl-239

A Comissão Organizadora do XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas presta um conjunto de esclarecimentos para as questões mais frequentes. Informações completas estão acessíveis no website do Congresso (http://www.ipm.edu.mo/lusitanistas/) e nas respetivas circulares.