XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas
Macau 2017 – onde as culturas se encontram
23 a 29 de julho de 2017

Terceira Circular

Desde 1 de julho de 2016, estão abertas as inscrições para o XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, que se realizará em Macau (China), no Instituto Politécnico de Macau (IPM), de 23 a 29 de julho de 2017, sob a responsabilidade do mesmo IPM.

Esta terceira circular tem como objetivo fornecer informações mais pormenorizadas para participar no XII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas. Igualmente serão passadas em revista algumas informações úteis já publicadas na 2ª circular.



A Comissão Organizadora convida os investigadores interessados a remeter propostas de comunicações e painéis que foquem qualquer questão relacionada com os seguintes âmbitos, desde que integrados na alargada área de investigação nos estudos lusófonos e apresentados em português:

01. Ciências Humanas e Sociais
02. Estudos de Cultura
03. Linguística
04. Literatura
05. Teatro, Cinema, Música e Artes Plásticas
06. Geografia
07. História
08. Antropologia e Filosofia
09. Comunicação
10. Ciências Políticas
11. Direito
12. Economia
13. Turismo
14. Estudos Interdisciplinares

 



Destaques

 

Informações úteis sobre alojamento e vantagens já asseguradas

O alojamento em Macau, para quem assim o desejar, será no Hotel Rio, um hotel de 4 estrelas, situado bem próximo do IPM (http://www.riomacau.com/en/). A organização reservou cento e dez quartos duplos; devido ao preço especial feito pelo hotel e ao subsídio concedido pela Fundação Macau, o custo a pagar por cada quarto, com dormida e pequeno almoço, será de menos de 250 euros para o total das cinco noites, ou seja, francamente baixo face aos valores normais de mercado, tanto no Oriente, como no Ocidente. Este preço será pago diretamente por cada participante ao balcão. Deve notar-se que estas condições serão válidas para o período entre 23 e 28 de Julho. As noites excedentes, antes ou depois, deverão ser reservadas e pagas na totalidade por cada pessoa.

As reservas devem ser feitas através da Comissão Executiva: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Sobre as reservas no Hotel

A organização informará todas as pessoas que tenham pedido a reserva de hotel sobre o prazo para pagamento do Hotel Rio, que se prevê venha a ser 15 de Junho. Note-se que é indispensável que as pessoas comuniquem à organização local (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) o seu desejo de terem quarto no hotel.

Alojamento para jovens investigadores

A organização reservou, ainda, 30 quartos na residência do IPM, no mesmo local do congresso. São algo modestos e pequenos, podem ter utilização dupla ou individual (mas não pares mistos) e possuem casa de banho privativa. O preço é tendencialmente gratuito (é provável que seja mesmo gratuito). Nestes quartos, será dada prioridade a jovens investigadores oriundos de universidades chinesas. Os restantes quartos disponíveis serão atribuídos a congressistas com menos de 40 anos e por ordem de inscrição.

Assim, se considerarmos que os quartos do Hotel Rio podem acolher duas pessoas (para quem assim aceitar – o que se agradece – e com a consequente partilha de custo), digamos que está assegurado o alojamento para cerca de 250 congressistas, a preços módicos.

Também nesse caso, as reservas devem ser feitas através da Comissão Executiva: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Sobre o pagamento das inscrições

O prazo para o pagamento da inscrição no Congresso é fixado improrrogavelmente para o dia 15 de Junho.


Datas importantes

30/04/2017: Data limite para submissão de propostas de comunicações/painéis
15/06/2017: Data limite para pagamento das inscrições
24 - 28/07/2017: Realização do XII Congresso
15/09/2017: Envio do texto definitivo


Programa Provisório

Segunda-feira (dia 24)

Manhã: Sessão de Abertura e Conferências Plenárias

Almoço de boas vindas

Tarde: Apresentação de comunicações (I)

Apresentação da Plataforma9.

Terça-feira (dia 25)

Manhã: Apresentação de comunicações (II)

Tarde: Assembleia Geral dos/das sócios/as da AIL, início do período para apresentar candidaturas. Apresentação da Nova Série de Veredas.

Quarta-feira (dia 26)

Manhã: Apresentação de comunicações (III)

Mesa Redonda «O Português no Mundo» com conferencistas convidados.

Final de apresentação de candidaturas, início da votação.

Tarde: Visita turística a Macau.

Quinta-feira (dia 27)

Manhã: Mesa dos Escritores: Ana Miranda (Brasil), João Paulo Borges Coelho (Moçambique), Gonçalo M. Tavares (Portugal).

Tarde: Apresentação de comunicações (IV). Fim da votação

Sexta-feira (dia 28)

Manhã: proclamação de resultados. Posse da nova direção da AIL. Encerramento


À medida que se forem revelando necessárias, outras informações serão colocadas na página web do Congresso (www.ipm.edu.mo/lusitanistas), na página da AIL, e na Plataforma9 (plataforma9.com).

Confira a circular na íntegra em anexo.