Veredas n. 39

Dossiê temático: A Literatura e seus Afetos

Organizadores:

Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Frederico Garcia Fernandes

Sobre este número

O marco inicial da teoria dos afetos remonta aos estudos do filósofo Baruch Spinoza (1632-1677), que  cita  e  define  os  vários  afetos  –  Amor,  Ódio,  Admiração,  Desprezo,  Grata  Surpresa,  Decepção,  Compaixão, Esperança, Temor –, sendo todos estes originados do Desejo, da Alegria ou da Tristeza.
No final da terceira parte do livro Ética, encontramos a definição geral do afeto, considerado uma ideia “[...] pela qual a mente afirma a força de existir [...]” (Spinoza, 2009, p. 151). O tratado de Spinoza vem sendo revisitado por pensadores de diferentes vertentes. Gilles Deleuze é um desses, e, em sua interpretação, afeto denomina o modo de pensar não representativo, variação contínua da força  de  existir,  distinguindo-se  da  ideia,  modo  de  pensamento  que  sempre  representa  algo. Deleuze e Guattari aprofundam a discussão no campo da Arte, terreno propício para mobilizar os sujeitos, sejam eles produtores ou receptores, e consequentemente gerar e expressar afetos (Deleuze; Guattari, 1991).

https://revistaveredas.org/index.php/ver/issue/view/41

Retomando o ciclo normal dos congressos, com regularidade trienal, o 14º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas realizar-se-á de 22 a 26 de julho de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Convidam-se as/os sócias/os da AIL e bem assim todas/os as/os investigadoras/es interessadas/os a inscreverem-se com propostas de comunicações que visem temas relacionados com as áreas de estudo enquadráveis nos objetivos da Associação, ou seja, nas áreas de investigação dos estudos lusófonos, entendidos em sentido lato (língua, literaturas e culturas relacionadas com os países de língua portuguesa).

O primeiro prazo de submissões abre no dia 1 de julho de 2023.

Em breve será divulgada a primeira circular do 14º Congresso trienal da AIL.

O 15º Congresso Alemão de Lusitanistas, a acontecer nos dias 19 - 23 de setembro de 2023 na Westsächsische Hochschule Zwickau, terá como tema de enquadramento:

"Português: língua global do século XXI: culturas, literaturas, ciência e economia".

Encontrarão as informações sobre as secções temáticas aqui: https://www.fh-zwickau.de/lusitanistica-em-zwickau/seccoes-tematicas/?L=7

As propostas para apresentações podem ser enviadas até o 31 de maio diretamente às/aos coordenadora/es da secção respectiva.

A Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas está com chamada aberta para o dossiê número 39 (2/2023), com o tema "Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura".

Este dossiê é organizado por Regina Brito (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Vicente Paulino e Benjamin de Araújo e Corte-Real (Universidade Nacional de Timor-Leste).

O prazo final para o envio de artigos para este dossiê é 30 de outubro de 2023.

Confira a chamada completa no site da revista Veredas, aqui.