Está disponível uma nova edição da Veredas v. 40 (2023): Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura; coordenado por Regina Pires de Brito, Vicente Paulino e Benjamin de Araújo e Corte-Real.

Timor-Leste tem sido, ao longo dos tempos, convocado por autores diversos como uma “terra sândalo” e “terra do sol nascente”, como escreveu Luís de Camões (1572): “Timor, aqui lenho manda, sândalo salutífero e cheiroso, onde vê o sol nascendo”; como uma terra de “babel lorosa'e” (Thomaz, 2002), ou como um “lugar de encontro de culturas” (Menezes, 2006) e, ainda, como espaço “mestiço na língua e na cultura” (Paulino, 2011). É sobre essa realidade, onde “também se fala português” (Brito; Martins, 2004), que apresentamos este dossiê, trazendo por temática Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura.

Este dossiê compõe-se por 12 artigos assinados por estudiosos que revelam diferentes perspectivas e que se dedicam, sobretudo, a questões atenientes aos campos da linguística, literatura e educação. Aos textos selecionados para o Dossiê Timor-Leste em foco: estudos sobre língua, literatura e cultura, somam-se 3 artigos que se agrupam, ao final, no segmento Tema Livre e que completam a unidade do volume, dado que transitam em especificidades do espaço cultural da lusofonia

(da Apresentação)

Acesse esta edição em: https://revistaveredas.org/index.php/ver/issue/view/42

Estão disponíveis, em acesso aberto, os livros temáticos resultantes do 13.º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas — AIL, realizado na Università La Sapienza de Roma de 26 a 30 de julho de 2021.

Com o título Mundos de língua portuguesa - olhares cruzados, os volumes, coordenados por Valeria Tocco, Filipa Araújo e Carlos Ascenso André; apresentam a síntese do debate científico que vários especialistas ligados à AIL compartilharam no congresso de Roma Roma.

As contribuições foram divididas em cinco volumes tão homogéneos quanto possível do ponto de vista da macroárea temática. O primeiro, Temas de linguística e de didática, reúne as intervenções que se dedicaram, dum ponto de vista sincrónico ou diacrónico, ao estudo da língua portuguesa nas suas variedades e a questões de ensino, seja de PLE seja de didática da língua materna. O segundo, Reflexões interartes sobre cultura e teoria literária, apresenta aqueles estudos de perspetiva cultural que abordam, transversalmente ao mundo de língua portuguesa, questões de ordem sociológica, antropológica, ecocrítica ou interartística (cinema, teatro, jornalismo, museus, etc.). Neste acervo foram também incluídas as contribuições que tiveram como objeto de estudo a cultura galega. O terceiro volume, Da literatura em Portugal: ficção, poesia, teatro, critica, desenha um rico e complexo percurso diacrónico e metodologicamente variado sobre textos e autores oriundos de Portugal. A figuras, temas, textos de âmbito americano é dedicado, por sua vez, o volume O Brasil em foco: perspetivações literárias e culturais, no qual uma especial atenção é destinada a temas sensíveis como ditadura, violência, racismo, injustiça social. Por fim, Africanidades: antropologia, literatura, cinema, história recolhe aquelas contribuições que, de uma perspetiva histórica, antropológica, sociológica ou literária, abordam e problematizam aspetos da cultura na África que fala (também) português ou da presença cultural africana no Brasil e em Portugal.

(Valeria Tocco, da «Nota», p. 16)

Os volumes estão disponíveis no portal da Imprensa da Universidade de Coimbra, na série Investigação:

O 14º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas realizar-se-á de 22 a 26 de julho de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
 
Terminada a primeira fase de inscrições no congresso, a Comissão Organizadora decidiu alargar o prazo de aceitação de propostas da segunda fase até ao dia 20 de abril.
 
Os valores nesta segunda fase são os seguintes:
 
Sócios/as:
  • com comunicação: 150 euros
  • sem comunicação: 160 euros
Não sócios/as:
  • com comunicação: 270 euros
  • sem comunicação: 280 euros
Aproveita-se esta oportunidade para anunciar que estão já confirmadas as seguintes sessões plenárias (a par de outras que serão ainda divulgadas):
  • a) 22 de julho. Significado do 25 de abril de 1974 no panorama global do mundo de língua portuguesa. Interveniente principal: Roberto Vecchi.
  • b) 23 de Julho. Homenagem a Cleonice Berardinelli. Intervenientes: Helder Macedo; Gilda Santos; Teresa Cristina Cerdeira.
  • c) 23 de Julho. Mulheres e homens de letras do Porto. Sessão dirigida por Isabel Pires de Lima.
  • d) 24 de Julho. Duas vozes da ficção portuguesa contemporânea. Diálogo entre Lídia Jorge e Mário Cláudio.
  • e) 24 de Julho. Três vozes femininas das literaturas africanas de língua portuguesa — Orlanda Amarílis; Alda Espírito Santo; Noémia de Sousa. Intervenções de Inocência Mata e Doris Wieser, entre outros nomes ainda por confirmar.
Todas as informações sobre o encontro estão disponíveis em https://ailporto2024.pt.

 

Conforme foi anunciado, o XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas realizar-se-á em Portugal, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 22 a 26 de julho de 2024.

As informações gerais relativas ao congresso foram publicadas na 1ª circular, divulgada há já algum tempo, e podem ver-se na página da AIL: https://www.lusitanistasail.org/novidades/1040-1-circular-do-14-congresso-da-ail.html, e na do congresso: https://ailporto2024.pt/

Atualizamos agora o conteúdo desse primeiro contacto com novas informações muito importantes:

1. Dado que só agora foi possível retomar com alguma regularidade a publicação da Plataforma9, foi decidido alargar o prazo de encerramento da 1ª fase até dia 20 de dezembro. Em consequência, a 2ª fase de inscrições começará a 2 de janeiro e terminará a 6 de abril.

2. Além dos temas indicados na 1ª circular, o congresso poderá ainda receber comunicações na área da tradução.

3. Por terem surgido dúvidas, esclarece-se o seguinte em relação a propostas de painéis:
Para apresentação de painéis deve ser submetida na plataforma uma proposta conjunta, tendo em conta o seguinte: a) Duração dos painéis: 60 minutos, com intervenções e debate. b) A proposta do painel deve incluir um resumo geral e o resumo das intervenções individuais (com a mesma dimensão entre 400 e 550 palavras ou entre 2800 e 3800 carateres).

Os participantes no painel devem, além disso, fazer a sua inscrição individual no congresso.

Apelamos a todas e todos os membros da AIL e quantas e quantos tiverem acesso a esta 2ª circular a que a divulguem.

As inscrições para apresentação de comunicações continuam, portanto, abertas.

Para mais informações, consulte a Segunda Circular no documento em anexo.

Comissão Organizadora do 14º Congresso da AIL

Isabel Margarida Duarte — Fac. Letras Univ. Porto — Coordenadora
Filipa Araújo — Univ. Coimbra — Secretária-Geral da AIL
Inês Amorim — Fac. Letras Univ. Porto
Maria de Fátima Outeirinho — Fac. Letras Univ. Porto
Rui Sousa-Silva — Fac. Letras Univ. Porto
Sabrina Sedlmayer — Univ. Fed. Minas Gerais — Vice-Presidente AIL
Frederico Fernandes — Univ. Est. Londrina — Vogal Direção AIL
Carlos Ascenso André — Presidente da AIL

Attachments:
Download this file (Segunda_Circular_AIL-Porto-2024.pdf)Segunda_Circular_AIL-Porto-2024.pdf606 kB721 Downloads

 

O 14º Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas realizar-se-á de 22 a 26 de julho de 2024, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Todas as informações sobre o encontro estão disponíveis em https://ailporto2024.pt.

Convidam-se as/os sócias/os da AIL e bem assim todas/os as/os investigadoras/es interessadas/os a inscreverem-se com propostas de comunicações ou painéis que visem temas relacionados com as áreas de estudo enquadráveis nos objetivos da Associação, ou seja, nas áreas de investigação dos estudos lusófonos, entendidos em sentido lato (língua, literaturas e culturas relacionadas com os países de língua portuguesa).

As áreas temáticas serão, em termos gerais, as seguintes:

A) Temário genérico
01 - Ciências Humanas e Sociais
02 - Estudos de Cultura
03 - Linguística
04 - Literatura
05 - Teatro, Cinema, Música, Artes Plásticas
06 - Geografia
07 - História
08 - Antropologia e Filosofia
09 - Comunicação
10 - Ciências Políticas
11 - Direito e Economia
12 - Turismo
12 - Estudos Interdisciplinares

B) Áreas especiais

Serão especialmente bem vindos comunicações individuais ou painéis sobre:

13 - Os 50 anos da democracia portuguesa
14 - Os 50 anos da descolonização
15 - O 25 de abril e a literatura portuguesa
16 - Literaturas africanas de língua portuguesa depois de 1974
17 - Literaturas, movimentos migratórios e impactos no imaginário coletivo
18 - A ecologia pós-colonial

Sessões especiais

Estão pensadas algumas sessões especiais, com intervenções por convite:

a) Homenagem a Cleonice Berardinelli
b) Evocação de personalidades das letras do Porto: Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Eugénio de Andrade, Egito Gonçalves, Ana Luísa Amaral.
c) Evocação de mulheres das literaturas africanas: Noémia de Sousa, Alda Lara, Alda Espírito Santo e Orlanda Amarílis.
d) Debate entre duas personalidades da literatura portuguesa atual (a definir).

Processo de inscrição

A participação no 14º congresso, como nos anteriores, envolve um processo de avaliação por pares anónimos prévio à aceitação de propostas de comunicação. Com essa finalidade, deve ser enviado um resumo — entre 400 e 550 palavras ou entre 2800 e 3800 carateres, com espaços — através do sistema de gestão do congresso: https://ailporto2024.pt/

No prazo de um mês após ser recebida a proposta de comunicação será enviada a resposta da Comissão Organizadora quanto à admissão (aceitação, rejeição ou sugestão de alterações). Após a aceitação deve ser paga a inscrição no congresso e, no caso de sócias/os da AIL, a quota respetiva. Abaixo se indicam os prazos e valores (que não incluem eventuais taxas de transferência bancária).

O prazo para inscrição e/ou submissão de propostas abre no dia 1 de julho de 2023 e encerra no dia 31 de março de 2024, em dois períodos assim delimitados:

• 1 de julho a 15 de novembro de 2023
• 20 de novembro de 2023 a 31 de março de 2024

Pagamento de quotas

O pagamento é feito online (cartão de crédito via Paypal, ou pagamento assíncrono por transferência bancária ) selecionando um dos planos disponíveis no website da AIL:

• Quotas de Inscrição no congresso: https://lusitanistasail.org/inscricoes-14-congresso-porto
• Quotas da AIL (geral, sócios/as): https://lusitanistasail.org/quotas-ail

Mais informações na Primeira Circular e no site do 14º Congresso da AIL | Porto 2024.

Comissão Organizadora do 14º Congresso da AIL

Isabel Margarida Duarte — Fac. Letras Univ. Porto — Coordenadora
Filipa Araújo — Univ. Coimbra — Secretária-Geral da AIL
Inês Amorim — Fac. Letras Univ. Porto
Maria de Fátima Outeirinho — Fac. Letras Univ. Porto
Rui Sousa-Silva — Fac. Letras Univ. Porto
Sabrina Sedlmayer — Univ. Fed. Minas Gerais — Vice-Presidente AIL
Frederico Fernandes — Univ. Est. Londrina — Vogal Direção AIL
Carlos Ascenso André — Presidente da AIL

Attachments:
Download this file (Primeira_Circular_AIL-Porto-2024-r3.pdf)1ª Circular | 14º Congresso AIL Porto 2024627 kB699 Downloads