Caras associadas e caros associados da Associação Internacional de Lusitanistas,
Prezadas e prezados colegas,
Trago-lhes, finalmente, a confirmação de uma notícia que há poucos meses anunciei: o retomar do ciclo normal de vida da Plataforma9.
Antes de pormenorizar a notícia, permitam-me que faça uma breve descrição do difícil percurso que acabámos de vencer:
A Plataforma9, portal cultural do mundo de língua portuguesa e de literaturas e culturas que nela se exprimem, funcionou entre 2014 e 2022, por iniciativa conjunta da Fundação Calouste Gulbenkian e da AIL e com suporte financeiro da primeira.
Desde o princípio que sabíamos que a FCG não apoia indefinidamente este tipo de projetos; define um período de tempo, findo o qual eles têm de alcançar a sua sustentabilidade.
No final do 1º semestre de 2022, o termo desse tempo foi atingido; sabíamo-lo de antemão e desde final de 2020 que a Direção anterior da AIL e a FCG se empenharam na procura de uma solução. Os nossos esforços foram infrutíferos (digo nossos, porque a Direção presidida por Roberto Vecchi me encarregou de a representar nesse processo). Não desistimos e continuámos a desenvolver contactos, já no quadro da nova Direção e mesmo depois de a FCG se retirar. Foram dezenas de reuniões com fundações, empresas, mecenas de diverso tipo, sempre em vão.
Conforme foi anunciado, o XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas realizar-se-á em Portugal, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 22 a 26 de julho de 2024.
As informações gerais relativas ao congresso foram publicadas na 1ª circular, divulgada há já algum tempo, e podem ver-se na página da AIL: https://www.lusitanistasail.org/novidades/1040-1-circular-do-14-congresso-da-ail.html, e na do congresso: https://ailporto2024.pt/
Atualizamos agora o conteúdo desse primeiro contacto com novas informações muito importantes:
1. Dado que só agora foi possível retomar com alguma regularidade a publicação da Plataforma9, foi decidido alargar o prazo de encerramento da 1ª fase até dia 20 de dezembro. Em consequência, a 2ª fase de inscrições começará a 2 de janeiro e terminará a 6 de abril.
2. Além dos temas indicados na 1ª circular, o congresso poderá ainda receber comunicações na área da tradução.
3. Por terem surgido dúvidas, esclarece-se o seguinte em relação a propostas de painéis:
Para apresentação de painéis deve ser submetida na plataforma uma proposta conjunta, tendo em conta o seguinte: a) Duração dos painéis: 60 minutos, com intervenções e debate. b) A proposta do painel deve incluir um resumo geral e o resumo das intervenções individuais (com a mesma dimensão entre 400 e 550 palavras ou entre 2800 e 3800 carateres).
Os participantes no painel devem, além disso, fazer a sua inscrição individual no congresso.
Apelamos a todas e todos os membros da AIL e quantas e quantos tiverem acesso a esta 2ª circular a que a divulguem.
As inscrições para apresentação de comunicações continuam, portanto, abertas.
Para mais informações, consulte a Segunda Circular no documento em anexo.
Comissão Organizadora do 14º Congresso da AIL
Isabel Margarida Duarte — Fac. Letras Univ. Porto — Coordenadora
Filipa Araújo — Univ. Coimbra — Secretária-Geral da AIL
Inês Amorim — Fac. Letras Univ. Porto
Maria de Fátima Outeirinho — Fac. Letras Univ. Porto
Rui Sousa-Silva — Fac. Letras Univ. Porto
Sabrina Sedlmayer — Univ. Fed. Minas Gerais — Vice-Presidente AIL
Frederico Fernandes — Univ. Est. Londrina — Vogal Direção AIL
Carlos Ascenso André — Presidente da AIL
Veredas n. 39
Dossiê temático: A Literatura e seus Afetos
Organizadores:
Vera Lúcia Cardoso Medeiros
Frederico Garcia Fernandes
O marco inicial da teoria dos afetos remonta aos estudos do filósofo Baruch Spinoza (1632-1677), que cita e define os vários afetos – Amor, Ódio, Admiração, Desprezo, Grata Surpresa, Decepção, Compaixão, Esperança, Temor –, sendo todos estes originados do Desejo, da Alegria ou da Tristeza.
No final da terceira parte do livro Ética, encontramos a definição geral do afeto, considerado uma ideia “[...] pela qual a mente afirma a força de existir [...]” (Spinoza, 2009, p. 151). O tratado de Spinoza vem sendo revisitado por pensadores de diferentes vertentes. Gilles Deleuze é um desses, e, em sua interpretação, afeto denomina o modo de pensar não representativo, variação contínua da força de existir, distinguindo-se da ideia, modo de pensamento que sempre representa algo. Deleuze e Guattari aprofundam a discussão no campo da Arte, terreno propício para mobilizar os sujeitos, sejam eles produtores ou receptores, e consequentemente gerar e expressar afetos (Deleuze; Guattari, 1991).